Home » S/4HANA » Migração S4/HANA: Prepare-se para a transformação
Migração S4/HANA: Prepare-se para a transformação


JULHO
03
2017

Em: S/4HANA
Migração S4/HANA: Prepare-se para a transformação

Para atender as necessidades de clientes que precisam de respostas rápidas e análise preditiva de acordo com as exigências competitivas num mercado global aproveitando as oportunidades de negócios, o ERP SAP também teve de ser reinventado.

A versão  lançada em 2014, deu início a estratégica de adoção realizando complementos ao SAP ERP para área financeira e controladoria, posteriormente aplicada para a área logística. Esse foi um prelúdio de que a SAP entraria de vez na batalha na nuvem e que realizaria uma mudança histórica em seu sistema não vista desde 1992 com o ERP R/3.

O que mudou com S/4HANA

SAP S/4HANA traz a credibilidade SAP com uma simplicidade nunca vista (a saber, o “S” de S/4 significa “simples”), isso porque a utilização do banco de dados HANA possibilitou que o desenvolvimento desse novo conjunto de soluções para gestão empresarial fosse remodelado para uma plataforma in-memory, proporcionando recursos de inteligência em tempo real acessíveis de diversos dispositivos com interface user friendly, desenvolvida em SAP Fiori.

Dentre os maiores ganhos que o desenvolvimento in-memory que a quarta versão do ERP SAP traz é não haver redundâncias. Não é necessário ter várias tabelas duplicadas ou referenciais, visto que tudo está contido na memória de trabalho. Tal simplicidade propicia maior velocidade e operações mais ágeis, tornando tudo mais rápido e eficiente.

O propósito da SAP com tal mudança ousada não é apenas uma atualização tecnológica, num cenário global volátil, a simplificação dos processos de negócio associada a rapidez e precisão de informações é determinante para o sucesso de toda empresa. Nessa jornada Pelissari e SAP entram juntas para reinventar negócios e auxiliar seus clientes a gerar receitas e lucro.

Atualmente no Brasil, contam-se mais de 100 clientes na plataforma S/4HANA. Dentre os quais, três implementações foram feitas pela Pelissari nos clientes: Brudden, Abrascort e Casa Di Conti que iniciou o projeto em junho. Tais clientes já iniciam sua jornada com SAP S/4HANA em sua melhor versão 16.10, com todas as possibilidades de ganho e produtividade que a ferramenta pode proporcionar.

No entanto, os mais conservadores em relação aos ganhos e riscos envolvidos são clientes de base SAP em versões anteriores que precisarão migrar para S/4HANA, isso porque a manutenção dada a empresas que utilizam outro banco de dados que não HANA, expirará em 2024.

Mitigando riscos para adotar S/4HANA

Para esses, no entanto, são apresentadas algumas soluções que visam a mudança gradual, mitigando riscos e trazendo ganhos imediatos. Um primeiro passo para aqueles que se encontram em versões SAP ECC 6.07 e 6.08 é migrar seus dados para a plataforma HANA, tornando-se assim Suite on Hana, tendo de imediato os ganhos de performance com a mudança. O passo seguinte será a conversão para S/4HANA, o que poderá ser feito em menos tempo com menor risco uma vez que a migração de dados foi completada.

Foi essa a opção apresentada pela Pelissari e escolhida pela Kepler Weber, que está em migração de dados para HANA em preparação para futuramente converter para o simples e eficaz S/4HANA.

Uma outra possibilidade também apresentada para clientes SAP ECC é realizar uma nova implantação. Isso porque seus processos foram desenhados de forma a se enquadrar no que o anterior sistema era capaz de realizar tendo em vista suas limitações. Com a simplificação oferecida por essa nova versão será possível redesenhar processos de forma a explorar o seu potencial máximo, melhorando o desempenho em produtividade e velocidade.

O fato é que o mundo mudou, e para suportar a necessidade de informações em tempo real para tomada de decisões de seus clientes, que hoje são 87% das maiores empresas do mundo, a SAP também teve de mudar para atender essa crescente demanda com o sistema integrado de gestão mais eficiente e conectado do mundo.

Atenta às necessidades atuais e as possibilidades futuras, SAP e Pelissari juntas atuam para tornar o S/4HANA o núcleo para transformação digital dentro das empresas, sabendo que este é o futuro.



 
Compartilhar

VER TODAS NOTÍCIAS >