Home » Notícias » Inovação em UX – a importância de conhecer o usuário
Inovação em UX – a importância de conhecer o usuário



Em: Notícias
Inovação em UX – a importância de conhecer o usuário

Criar uma boa experiência do usuário (UX) deixou de ser um diferencial e tornou-se uma necessidade, uma expectativa. Para atender essa demanda, as companhias precisam pensar além das velhas pesquisas de opinião e colocar-se de fato no lugar do usuário, entender seu dia a dia e os possíveis imprevistos dessa rotina.

Uma nova visão sobre UX

Imagine o seguinte cenário: Eduardo é um gestor tradicional de TI e Carlos é o responsável pelo planejamento de requisitos de materiais (MRP) em uma empresa. Eduardo entende os processos de empresas como a de Carlos, ele sabe que Carlos precisa de um software que entregue uma visão ampla e detalhada do estoque em tempo real. E, provavelmente, vai trabalhar com foco nesse objetivo.

No entanto, observando o dia a dia de Carlos mais de perto, é possível encontrar um objetivo mais importante. Ele começa o dia com uma pilha de relatórios gerados pelo sistema de MRP, passa as horas seguintes entrando em contato com clientes e fornecedores para rever prazos, além de fazer solicitações para o setor de vendas por meio de um processo extenso e burocrático.

Se Eduardo tivesse essa visão da rotina de Carlos, ele saberia que a prioridade não é a usabilidade do software ou a velocidade de processamento e poderia focar seu conhecimento e esforços ajudando Carlos com o que realmente poderia simplificar o seu trabalho.

Atualmente, a tecnologia permite coletar dados diários das atividades da empresa para encontrar os pontos que realmente precisam ser melhorados e colocá-los em uma escala eficaz de priorização. Um sistema que calcula a média de tempo de escassez de um material com base nas ordens de compras recebidas pelo setor de vendas, por exemplo, seria uma ótima fonte de sugestões automatizadas para acelerar as tomadas de decisão. Com a análise preditiva, o sistema seria ainda mais útil, utilizando informações recorrentes para traçar possíveis cenários e suas soluções.

Vilore Foods e a inovação do UX

A importadora de alimentos Vilore Foods já contava com um software ERP, instalado e configurado pela Element Five, parceira SAP. No entanto, a gestão da Vilore precisava de uma visão mais clara dos níveis de estoques e uma melhor comunicação entre Vendas e Armazém. Para atender a demanda, a Element Five uniu esforços com o Design Center & Co-Innovation (DCC) da SAP para produzir uma solução personalizada.

Primeiramente, a equipe visitou o local do cliente por vários dias para entender na prática os processos da empresa, observou os usuários finais em seu próprio ambiente e realizou entrevistas. A administração da Vilore explicou os processos da empresa e o DCC documentou o processo, definindo o escopo, e projetou telas e fluxo mock-ups. Finalmente, a equipe construiu um mapa da jornada atual e as oportunidades de melhorias.

O resultado dessa co-inovação em UX foi um aplicativo com grande funcionalidade e grande UX para o cliente. Este é um exemplo de como as inovações em UX e a proximidade com a realidade do usuário são importantes no planejamento para simplificar processos. UX tem a ver com usuário muito mais do que com TI. Afinal, o cliente é especialista em seu próprio negócio e ninguém melhor do que ele para mostrar suas verdadeiras necessidades como usuário.

The post Inovação em UX – a importância de conhecer o usuário appeared first on Sala de Imprensa SAP Brasil.



 
Compartilhar

VER TODAS NOTÍCIAS >