Home » Negócios » Governo libera novo cronograma com entregas faseadas do eSocial a partir de Janeiro
Governo libera novo cronograma com entregas faseadas do eSocial a partir de Janeiro


DEZEMBRO
14
2017

Em: Negócios
Governo libera novo cronograma com entregas faseadas do eSocial a partir de Janeiro

Quando totalmente implementado, eSocial reunirá informações de mais de 44 milhões de trabalhadores.

Empresas com faturamento acima de R$78 milhões precisam começar a utilizar o programa eSocial a partir de 8 de janeiro de 2018. Estima-se que mais de 15 milhões trabalhadores de 13.707 empresas reunirão suas informações no Programa.

O eSocial é um programa que pretende facilitar a entrega de várias obrigações fazendo com que a prestação de contas para o governo seja mais simples, 15 prestações de informações ao governo, entre elas GFIP, RAIS, CAGED E DIRF serão substituídas por apenas uma.
Os principais impactos do eSocial serão sentidos em práticas como fracionamento de férias, concessão de férias, aviso de férias com antecedência mínima de 30 dias, contratação de PCD e menor aprendiz, ou seja, as principais obrigações determinadas na CLT serão fiscalizadas.

O que o governo defende no programa é que as empresas possam cumprir as obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias de forma unificada e mais organizada, reduzindo processos, custos e tempo gasto.

Apesar de fazer parte importante da digitalização da burocracia, que deve reduzir, o eSocial é ainda novo e complexo e para muitas empresas a alternativa é recorrer a consultorias especializadas e tecnologias que façam a ponte entre governo e empresa, afinal qualquer alteração de processos que envolvem obrigações do governo é território inexplorado e dirigir a responsabilidade a quem está totalmente dedicado a isso é mais seguro.

A Cast group está preparada para esta nova alteração e tem todas as ferramentas para ajudar seus clientes nesta empreitada e tem desenvolvida uma solução complementar ao HCM da SAP para a entrega do eSocial. Sempre atenta a todas as mudanças vai poder atender a empresas SAP HCM.

A iniciativa permitirá que todas as empresas brasileiras possam realizar o cumprimento de suas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de forma unificada e organizada, reduzindo custos, processos e tempo gastos hoje pelas empresas com essas ações.

Na prática, o eSocial instituirá uma forma mais simples, barata e eficiente para que as empresas possam cumprir suas obrigações com o poder público e com seus próprios funcionários. Quando totalmente implementado, o eSocial representará a substituição de 15 prestações de informações ao governo – como GFIP, RAIS, CAGED e DIRF – por apenas uma.

A implantação será feita em cinco fases para garantir a segurança e eficiência do início da operação do programa.



 
Compartilhar

VER TODAS NOTÍCIAS >